Chafariz no jardim frontal da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, no prédio onde encontram-se o Gabinete do Prefeito, a Procuradoria Jurídica e as secretarias municipais de Indústria e Comércio e de Planejamento
Indicador calculado anualmente pela Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou crescimento de Cachoeira pelo terceiro ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo Cachoeira do Sul melhorou seu indicador de gestão administrativa e fiscal calculado pela Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan). Com base em dados de 2020, o estudo mostrou que o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) aumentou 20,21% de 2019 para 2020, passando de 0,5619 para 0,6755 (em uma escala de zero a um). O indicador de Cachoeira é o melhor da série histórica do índice, iniciado em 2013.
O IFGF considera quatro subíndices, os de autonomia (receita própria), gastos com pessoal, investimentos e custo da dívida da Prefeitura. O melhor desempenho da cidade em 2020 foi em gasto com pessoal, que mede o comprometimento da receita do Município com o pagamento de servidores. O indicador obteve nota máxima, 1, o que mostrou que este tipo de gasto está dentro dos limites legais.
Já o pior desempenho da Prefeitura foi em investimento, que considera toda a aplicação de recursos em ações que não envolvam pagamento de servidores e nem manutenção da máquina pública. O indicador ficou em 0,1323.
BOA GESTÃO
A classificação geral do IFGF de Cachoeira do Sul em 2020 ficou na faixa entre 0,6 e 0,8, que é classificada pela Firjan como "boa gestão". Nas avaliações dos anos anteriores foi sempre abaixo de 0,6, onde a classificação é de "gestão em dificuldade".
INSIGHT
Com a elevação de seu Índice Firjan, Cachoeira subiu 64 posições no ranking gaúcho dos maiores IFGFs do Rio Grande do Sul, pulando do 305º para o 241º lugar.