Pesquisa IPC Marketing mostrou que o poder de consumo dos cachoeirenses cresceu 15,05% na pandemia
Busto de Antônio Vicente da Fontoura, cachoeirense herói farroupilha, quando Cachoeira ainda não era "do Sul" e vivia seu primeiros tempos de emancipação político-administrativa
Desenvolvida com base em dados oficiais dos municípios brasileiros - como número de habitantes, produto interno bruto (PIB), médias salariais e índices de emprego e desemprego -, a versão 2021 da pesquisa sobre o poder de consumo dos brasileiros apontou que os moradores de Cachoeira do Sul gastaram R$ 2.353.744.807,00 em 2021. O montante é 15,05% maior do que o do ano anterior e superou, com folga, a inflação média de 2020, na casa dos 4,5%. Atualizada todos os anos, a pesquisa é feita pela empresa paulista IPC Marketing.
O Índice de Poder de Consumo (IPC) de Cachoeira cresceu pelo quinto ano consecutivo e chegou a 0,04634. O indicador significa que esteve na mão dos cachoeirenses 0,04634% do dinheiro gasto por todos os brasileiros em 2021. Com a performance, o município subiu uma posição no ranking gaúcho dos maiores poderes de consumo, passando da 27ª para a 26ª colocação, superando Santa Rosa.
O estudo da IPC Marketing apontou ainda que cada cachoeirense morador da zona urbana teve, em média, R$ 30.025,99 para gastar em 2021, representando R$ 2.502,16 por mês. Já o poder de consumo per capita da população rural do município ficou em R$ 21.979,52, uma média mensal de R$ 1.831,62 por habitante. A pesquisa mostrou também que os principais gastos dos moradores de Cachoeira continuam sendo com habitação, veículo próprio e alimentação.
INSIGHT
A pesquisa da empresa IPC Marketing apontou que os brasileiros gastariam R$ 5,1 trilhões até o fim de 2021, valor 3,7% maior do que o de 2020. Na análise de desempenho do IPC, o crescimento do poder de consumo de Cachoeira do Sul foi satisfatório, considerando as perdas registradas em 2020 em função do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, que continuaram afetando a economia brasileira.