Cachoeira é um dos polos pioneiros da produção de azeite de alta qualidade no Rio Grande do Sul e vencedor de concursos internacionais com suas marcas
A área destinada ao cultivo de oliveiras é de 327,6 hectares em Cachoeira do Sul, o que significa o terceiro maior pomar para a produção de azeitonas no Rio Grande do Sul
Cachoeira do Sul é polo pioneiro na produção de azeite de alta qualidade, incluindo reconhecimento e premiações internacionais. O caminho foi aberto pela Olivas do Sul, com indústria na localidade de Quartel Mestre, seguido pela Fazendas Irapuá, com o Lagar H, com planta industrial na BR 153. Agora, anuncia investimento no município a Azeite Puro, pertencente ao Grupo Todeschini.
A Azeite Puro acertou o cronograma de implantação da planta fabril de Cachoeira do Sul, que ficará na BR 290, próximo ao trevo de acesso ao município. A obra iniciará nos primeiros meses de 2022 para estar tudo pronto para receber a safra - a colheita é em fevereiro - para industrialização em 2023.
A decisão empresarial aconteceu depois de cinco anos do Azeite Puro sendo produzido com olivas colhidas dos pomares de Cachoeira do Sul, mas beneficiado em Caçapava do Sul. Para fabricar o Azeite Puro, a empresa possui 150 hectares com pomares em Cachoeira do Sul, na região de Cordilheira, produzindo cerca de 20 mil litros de azeite por ano.
A nova planta terá cerca de 1.900 metros quadrados e receberá um investimento inicial de R$ 10 milhões. Já possui alvará de construção e solicitou a licença ambiental para a obra. A industrialização não inicia em 2022 porque o beneficiamento das olivas colhidas deve ser feito no mesmo dia da colheita, não havendo estocagem do fruto.
AZEITE PURO
O que Cachoeira espera
- Somente na construção do prédio, devem ser gerados 50 empregos.
- Após a indústria iniciar o beneficiamento das olivas, devem ser gerados cerca de 15 novos empregos.
- Hoje, a Puro tem oito colaboradores fixos e 25 safristas.
INSIGHT
A família Todeschini inaugurou em 2019 em Cachoeira do Sul a Indústria Todesmade, que beneficia madeira. Foi durante as tratativas para a instalação da Todesmade que a família Farina, proprietária da Todeschini, anunciou o pomar para investir na olivicultura. A Todesmade é outra empresa que, quando funcionar a pleno, em 2022, estará liderando a superação da pandemia em Cachoeira.