O Porto de Cachoeira e a Hidrovia do Jacuí
1750 - A Hidrovia do Jacuí existe naturalmente há séculos e foi a razão do suprimento e abastecimento de Cachoeira do Sul por muito tempo. Lavouras de trigo e de arroz mobilizavam, pelos arroios afluentes, as safras até o município. Pelos planos dos jesuítas missioneiros, o Jacuí poderia movimentar cargas até o Rio Uruguai e, daí, chegar à Bacia do Prata.
1845 - A proposta de criar uma hidrovia para efetivamente atender às cargas do estado vem da época da Revolução Farroupilha, quando Luiz Alves de Lima e Silva, que viria a receber o título de Duque de Caxias, foi presidente da província. Ele recomendou à Assembleia do Estado a ligação do Jacuí com o Ibicuí, e pelo Ibicuí, até o Rio Uruguai, entre São Borja e Uruguaiana. O mais ambicioso plano de navegação do estado seria capaz de ligar, por canais e rios, Rio Grande-Porto Alegre-Uruguaiana, passando por 28 municípios gaúchos, e, daí, aos principais portos da Argentina, Paraguai e Uruguai pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai.
1961 - Em 1961, o Plano Hidroviário do Estado foi concluído pelo Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais (Deprec), criado em 1951 e extinto em 1996. Foi desmembrado dele o Porto de Rio Grande, hoje Superintendência do Porto do Rio Grande. O Deprec só foi oficialmente extinto em 1998, passando a ser a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). O projeto previa a interligação das hidrovias do Jacuí (com portos em Cachoeira, Rio Pardo e Triunfo) e do Taquari, a partir do Porto de Estrela, com o Superporto de Rio Grande. Cachoeira e Estrela (e Porto Alegre) seriam três importantes entroncamentos rodo-hidro-ferroviários que dariam vazão às safras gaúchas até Rio Grande.
1974 - Em 1974, perto da Vila de Santo Amaro (General Câmara), foi concluída a Barragem Eclusada de Amarópolis para vencer um desnível de quase cinco metros e restabelecer a navegação no rio, concluindo o Plano Hidroviário do Jacuí. O sistema de barragens eclusadas, do qual fazem parte a do Fandango, em Cachoeira, e o Anel de Dom Marco, em Rio Pardo, permitiria a navegação na hidrovia para embarcações de até 2,5 metros de calado, em um estirão de 300 quilômetros, de Porto Alegre até Dona Francisca. Até Rio Grande, via Lagoa dos Patos, seriam 600 quilômetros, formando um caminho fluvial e lacustre de alta relevância.
1996 - É concluída a obra do cais do Porto de Cachoeira, com armazém e acesso ferroviário, além de um distrito para futura instalação de indústrias e interpostos de cargas.