Centro TEAcolhe, inaugurado em 2021, é o embrião do futuro Centro Municipal de Atendimento ao Autista
Cachoeira do Sul conquistou em 2021 o Centro Macrorregional de Atendimento ao Espectro Autista, o TEAcolhe, dando início a uma nova era na inclusão dos autistas no município. O espaço, custeado pelo governo estadual, fica na Rua 7 de Setembro, próximo ao Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). O aluguel é pago pela Prefeitura.
O centro tem a missão de dar capacitação para profissionais das redes de educação, assistência e saúde atuarem no atendimento ao espectro autista. Ainda servirá de preparação para a implantação do Centro Municipal de Atendimento ao Autista, que oferecerá clínica às crianças e jovens do espectro autista, atendendo a um pedido de famílias cachoeirenses.
CENTRO TEACOLHE
O que Cachoeira espera
- O centro macrorregional funciona como um espaço para dar suporte a todos profissionais de 62 municípios da região que prestam atendimento ao espectro autista.
- Cachoeira foi selecionada para receber um TEAcolhe em um edital do governo do Estado e conquistou um aporte de R$ 200 mil para a implantação do serviço. Além disso, a Prefeitura vai receber, por cinco anos, R$ 50 mil por mês.
- O futuro Centro Municipal de Atendimento ao Autista terá atendimento clínico e, para isso, a Prefeitura está formando uma equipe de profissionais do quadro, com psicóloga, educador físico e psicopedagoga, para dar suporte aos autistas e seus familiares.