Projeto Hospital do Futuro 2 avança rápido e deverá ser concluído em 2022, ampliando a capacidade de atendimento do complexo
Com as obras do anexo Hospital do Futuro 2, o HCB terá espaço para crescimento nos próximos 20 anos
O projeto Hospital do Futuro 2, que ampliará a capacidade de atendimento do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), iniciado ainda em 2020, entrou no quarto pavimento de construção em 2021 para projetar a sua conclusão em 2022. Completo, o Hospital do Futuro 2 terá 3,6 mil metros quadrados de área em cinco pavimentos.
Chamado de HCB do Futuro, o anexo fica na Rua 7 de Setembro, na área dos fundos do hospital. O anexo terá 40 leitos e está sendo construído com recursos de emendas orçamentárias da Câmara Federal dos Deputados. Essas emendas somarão R$ 16 milhões, R$ 4 milhões por ano, até a execução final do orçamento de 2023.
O projeto inclui ainda a ampliação do centro cirúrgico e do pronto atendimento, reformas de leitos, revisão da rede elétrica e instalação de um segundo elevador. Referência regional em uma série de serviços - como neurocirurgia, oncologia e internação de média e alta complexidade -, o HCB está operando em capacidade máxima e a demanda aumenta ano a ano. Com as obras, a casa de saúde terá espaço para crescimento nos próximos 20 anos.
O PROJETO
HCB do Futuro 2
- Construção de um anexo de cinco andares com 40 leitos.
- Ampliação do centro cirúrgico.
- Ampliação do centro de diagnóstico por imagem.
- Ampliação do pronto atendimento.
- Reforma de leitos.
- Reforma e ampliação da UTI, que passará de 10 para 20 leitos.
- Ampliação do setor de hemodiálise.
- Ampliação dos leitos da ala psiquiátrica.
- Implantação de Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI).
- Reforma da rede elétrica.
- Instalação de mais um elevador.
Fonte: HCB
INDI - HCB
Um ano no hospital de Cachoeira do Sul
- 536.122 quilos de roupas lavadas
- 219.027 refeições servidas
- 26.472 exames de raio-X
- 14.786 exames de tomografia
- 9.406 internações
- 6.630 cirurgias
- 5.864 exames de ecografia
- 4.069 exames de ressonância magnética
- 1.204 partos
- 882 funcionários
Fonte: HCB – Balanço de 2020
33
Total de captações de doação de órgãos no Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) em 19 anos. No mesmo período, ocorreram mais de 18 mil mortos. A família da vítima é quem decide se haverá a doação de órgãos.
Fonte: HCB
Cachoeira venceu a mortalidade infantil
O óbito de crianças de até 1 ano de idade chegou a ser um problema de saúde pública em Cachoeira do Sul, mas está agora sob controle. Em 2020, foi registrado o mais baixo índice de mortalidade infantil desde 1989, quando o Estado começou a acompanhar os indicadores em todos os municípios. O índice ficou em 5,20 bebês mortos a cada mil nascidos vivos. Em números absolutos, foram seis mortes em 1.138 bebês registrados no Cartório de Registro Civil de Cachoeira do Sul. Acompanhe a evolução: