Programa de recolhimento, tratamento e reinserção de pets abandonados de Cachoeira do Sul virou referência estadual
Feiras de filhotes: animais são entregues às famílias já castrados e com remédios em dia
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente coordena um dos mais importantes projetos da causa animal no estado, uma estratégia que envolve bem-estar e reinserção de animais abandonados nas ruas, castração e preparação da posse responsável. O modelo tem dado tão certo que vem sendo acompanhado por outros municípios que querem adotar trabalho semelhante.
Desde o início de 2021, o número de castrações mensais já pulou de 15 para 40. A castração para cães e gatos machos evita que eles procriem indiscriminadamente, aumentando ainda mais essa população. Esse volume de castrações deve passar para uma média de 80 procedimentos em 2022.
Essa castração oferecida pela Secretaria de Meio Ambiente é destinada a animais abrigados no Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra), que fica no distrito de Três Vendas, e também para animais de rua e animais de rua já adotados. O atendimento ganhará um grande reforço a partir de 2022, o castramóvel que a Prefeitura está adquirindo.
O pregão eletrônico já tem uma empresa vencedora. A unidade móvel de esterilização (castramóvel) vai custar R$ 179.900,00 e já está em fase de montagem. Do valor total do castramóvel, R$ 100 mil foram destinados pela Assembleia Legislativa do Estado. O restante será custeado pela própria Prefeitura. A expectativa é que o castramóvel entre em funcionamento no início de 2022.
CAUSA ANIMAL NA PREFEITURA
O futuro castramóvel terá cinco divisões em seu interior: sala de medicação pré-anestésica, sala de assepsia/paramentação, sala cirúrgica, sala pós-operatória e banheiro
O que Cachoeira espera
A causa animal em Cachoeira do Sul já é referência regional, servindo de modelo para vários municípios. O que está sendo feito:
- Aumento do número de castrações.
- Incentivo à adoção, com feiras de filhotes e cães adultos.
- Ação efetiva do setor de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que leva palestras a escolas da rede pública e privada de ensino, buscando conscientizar sobre a posse responsável e trato com os animais.
- Colaboração na segurança pública: em 2021, com o funcionamento a pleno do sistema de videomonitoramento da cidade, foi possível registrar atropelamentos de animais, maus-tratos e abandonos.
- Saúde pública: retirar das ruas animais doentes ou com pestes que também podem contaminar os humanos (pulgas, carrapatos, e sarna) e dar tratamento.
- Bem-estar animal: ações que inibam maus-tratos e abandono animal previstas em lei.