Uma das mais importantes decisões administrativas da Prefeitura foi a efetivação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Cachoeira do Sul
Cachoeira do Sul, segundo o governo federal, possui 11 áreas com risco permanente de enchente e inundações
Em uma das principais decisões administrativas tomadas pela Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul nos últimos anos está a criação de maneira efetiva da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e a profissionalização e nomeação de quadro específico. Até então, apesar do serviço prestado de alta relevância, todo o trabalho dos integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil era diluído entre vários servidores, de diferentes secretarias, que precisavam se dividir entre suas designações funcionais dentro da Prefeitura e a missão da Defesa Civil.
A nova coordenadoria está subordinada ao Gabinete do Prefeito, atuando com foco na implantação e execução de ações voltadas à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com ações preventivas, preparatórias, de resposta e reconstrução. Somente em 2020 e 2021, a Defesa Civil atuou em todas as etapas do enfrentamento da covid-19, praticamente criando o sistema de controle da vacinação de drive-thru na cidade, e também nas enchentes, interdição de pontes e fiscalização.
Com a nova formatação, a Defesa Civil quer trabalhar na cidade e no interior a implantação de núcleos de defesa civil comunitária, sistemas de alertas, trabalhando a prevenção junto à comunidade escolar, que terá planos de contingência, e realização de simulados com os estudantes, além de articular todos os recursos necessários para o atendimento da população em caso de desastres.
Trata-se do programa Cachoeira Resiliente, que ajudará na formação de uma cultura de reação aos desastres naturais. O controle de dados também terá foco. São números que vão garantir o reconhecimento de decretos de situação de emergência ou estado de calamidade pública e na busca de recursos para as ações de resposta e reconstrução.
Defesa Civil foi parceira desde o primeiro esquema vacinal contra a covid, criando o know-how para as drives
INSIGHT
Cachoeira do Sul tem chamado atenção dos governos estaduais e federais pela recorrência de eventos adversos e provocam graves danos e prejuízos, estando na lista dos 821 municípios do Brasil com a maior recorrência de desastres naturais e entre os cinco municípios do Rio Grande do Sul com o maior registro de inundações.
SCOUT
A Defesa Civil em Cachoeira do Sul
- A Defesa Civil de Cachoeira do Sul já elaborou 14 decretos de grave anormalidade no município, todos eles com homologação estadual e reconhecimento federal.
- Desses 14 decretos, 12 foram de situação de emergência e dois de estado de calamidade pública. Somente no ano de 2020 foram quatro decretos.
- Desde 2013 Cachoeira do Sul contabiliza uma média de R$ 31.827.728,72 ao ano de prejuízos decorrentes de eventos adversos, o que compromete 17,73% da receita corrente líquida do Município, destacando que, nestes valores, não estão contabilizados os prejuízos decorrentes da pandemia da covid-19.
Fonte: Prefeitura Municipal
DE OLHO
Conforme dados da ONU, a cada um dólar investido na prevenção, são sete dólares que se economiza em resposta e reconstrução. Países como EUA e Japão trabalham junto à comunidade o desenvolvimento da cultura da prevenção e preparação ao enfrentamento de desastres e, no Brasil, Santa Catarina e Minas Gerais adotam esse modelo principalmente após os desastres ocorridos nesses estados.
RAIO-X
Os riscos para Cachoeira do Sul
- Cachoeira do Sul possui 11 áreas com riscos de inundação, enchentes e movimentos de massa.
- 1.392 residências estão instaladas nesses locais
- 5.568 pessoas residem nesses locais de alto risco em Cachoeira
Fonte: Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Serviço Geológico do Brasil e Departamento de Gestão Territorial