Há décadas os governos municipais em Cachoeira do Sul sabem que o maior desejo da população é a pavimentação de suas ruas
A Prefeitura projetou a entrega de três blocos de ruas pavimentadas em 2021, a maioria pelo programa Pavimentando Sonhos
Todas as pesquisas já realizadas em Cachoeira do Sul têm o mesmo resultado: o maior sonho do cidadão é ter sua rua pavimentada. E, se já pavimentada, que ela seja mantida, preservada, consertada. Os caminhos precisam estar abertos para levar até as residências os veículos particulares, o transporte coletivo, as ambulâncias e os serviços.
A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria de Planejamento, lançou em 2021 uma proposta de acelerar a concretização desses objetivos coletivos dos vizinhos, o programa Pavimentando Sonhos, que tem por objetivo organizar a drenagem pluvial, pavimentação e acessibilidade de ruas. O que traz a esperança de diminuir o déficit de pavimentação existente na cidade.
No Pavimentando Sonhos, os moradores de um trecho de rua fecham uma parceria com a Prefeitura Municipal, que elabora o projeto básico da obra. Os vizinhos, então, contratam a mão de obra e adquirem o material necessário. A Secretaria Municipal de Obras executa a canalização pluvial e a preparação da cancha, e os contratados pelos moradores fazem a pavimentação. Durante a execução, a obra tem acompanhamento de um servidor do setor de pavimentação da Prefeitura.
A novidade do Pavimentando Sonhos em relação a outros programas semelhantes que já existiram em Cachoeira do Sul é a disponibilidade de uma linha de crédito junto à Sicredi, que atenderá aos moradores que não têm condições financeiras de arcar com o valor do material e da mão de obra. Essa linha de crédito tem juros a partir de 1,99% ao mês e possibilidade de pagamento em até 60 meses.
PAVIMENTANDO SONHOS
O que Cachoeira espera
- Pavimentação de trechos de ruas a partir da parceria entre os moradores e a Prefeitura Municipal.
- 23 trechos de ruas de 10 bairros diferentes protocolaram em 2021 o termo de adesão ao programa. 427 famílias serão beneficiadas com o calçamento de suas ruas somente no primeiro ano do projeto.
- A pavimentação neste primeiro ano somou uma extensão de 3.423,35 metros.
- Em áreas de maior vulnerabilidade social, a Prefeitura também promoveu a pavimentação de ruas, mas, nesse caso, utilizando recursos próprios.
- Em outros trechos de ruas, a pavimentação ocorreu por emendas parlamentares captadas nos últimos anos com deputados federais.
INSIGHT
A Prefeitura Municipal projeta para 2022 a compra de uma máquina para produzir blocos de concreto intertravados, os pavi-S, para pavimentação de mais ruas nos bairros. A compra da fábrica de blocos ocorrerá com recursos de emendas parlamentares da Câmara de Deputados no valor de R$ 350 mil.