15 empresas absorvem 62% dos empregos gerados em Cachoeira do Sul
HCB superou a marca dos mil trabalhadores em Cachoeira do Sul no final de 2022 e mantém-se como o maior empregador da cidade
Logo depois da ordenha, o leite é colocado em um resfriador antes de ser recolhido na propriedade e transportado para a indústria, onde passa pelo processo de pasteurização e envasamento para ser destinado ao supermercado. Parece simples, mas todo esse processo envolve vários trabalhadores para a geração de renda, o que apenas é possível em razão do consumo do leite. Mas para comprar o leite no supermercado, é preciso dinheiro, o que se consegue de forma digna por meio do trabalho.
Em Cachoeira do Sul, 15 empresas se destacam em 2023 entre os gigantes do mercado de trabalho por abrigarem, juntas, 4.916 profissionais. Entre eles estão soldadores da Screw, eletricistas da Celetro e enfermeiros do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), além de operadores de caixa das grandes redes de supermercado. A força de trabalho dessas 15 empresas corresponde, hoje, a 62% das vagas geradas pelos 75 gigantes da geração de emprego de Cachoeira, que, juntos, abrigam 7,9 mil profissionais.
DIVERSIFICAÇÃO
A diversificação de setores na geração de empregos é algo que se destaca entre os gigantes da cidade. Entre os 15 primeiros do ranking liderado pelo HCB, com 1.001 colaboradores, estão sete indústrias, três prestadores de serviços e cinco empresas do comércio. Mesmo que em uma cidade do porte de Cachoeira, com cerca de 82 mil habitantes, a crise de um setor acabe sempre refletindo no outro, essa diversificação é considerada importante. Quando uma cidade depende de apenas uma área, o efeito negativo é rigoroso em caso de baixa no mercado nesse setor. Como ensinam os antigos, nunca coloque todos os ovos na mesma cesta.