Lavoura é a maior de Cachoeira do Sul
A seca que castigou a lavoura de soja durante o verão derrubou a produtividade média para 26,4 sacos por hectare na safra de 2022, quando foram cultivados 104.920 hectares em Cachoeira do Sul. Em 2021, quando o clima não prejudicou tanto, os números dimensionaram melhor a realidade da soja no município, 53,8 sacos por hectare, em média, segundo levantamento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A queda de 50% na produtividade não surpreende, pois, ao longo da safra, os produtores rurais foram diagnosticando os prejuízos causados pela falta de chuva. Como Cachoeira possui grande extensão de área rural, a estiagem não chegou a causar prejuízos aos produtores em algumas propriedades, mas, em outras, foi necessário, inclusive, acionar o seguro agrícola.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em 2022, alguns produtores conseguiram até 60 sacos de média, enquanto que outros ficaram em quatro sacos por hectare. As regiões mais afetadas pela seca foram Palmas, Dorasnal e Barro Vermelho.
CHUVA AJUDOU
Na área rural ao norte de Cachoeira, como em Sanga Funda, as chuvas vieram nos períodos esperados pelos agricultores, e as colheitas foram melhores, contribuindo para a produção de 166.612 toneladas de soja em 2022.
SOJA EM CACHOEIRA DO SUL
A maior lavoura do município
Fonte: IBGE e Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Cachoeira do Sul | 2022
PRODUTIVIDADE
Produtividade média da lavoura de soja em quilos por hectare em Cachoeira do Sul
Fonte: IBGE e Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Cachoeira do Sul | 2022