Cachoeira do Sul é a 21ª no Rio Grande do Sul em potência instalada de energia solar
Praia Nova para recepcionar os raios solares e o calor: Cachoeira do Sul está aproveitando cada vez mais a energia fotovoltaica
O mercado de energia solar está em pleno aquecimento em Cachoeira do Sul. O uso dos raios solares para abastecer moradias, indústrias, lojas e propriedades rurais avançou a passos largos em 2022 e fez com que o município siga como destaque no uso dos painéis fotovoltaicos no Rio Grande do Sul.
Cachoeira do Sul ganhou quatro posições nos últimos anos e é hoje a 21ª cidade gaúcha com maior potência de energia solar distribuída instalada. No município, são 1.990 usinas fotovoltaicas, com geração de 15,94 megawatts de potência, quatro vezes mais que em 2021, quando iniciou de vez a expansão no setor.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Cachoeira tem mais potência instalada que municípios com maior população, como Viamão, Rio Grande, Alvorada, Cachoeirinha e Guaíba. A potência instalada em Cachoeira, segundo a Aneel, é suficiente para abastecer cerca de 3,8 mil residências com consumo médio de 450 a 500 Kwh/mês.
MÉDIA BRASILEIRA
Já a média de consumo no Brasil é de 150 Kwh/mês, o que elevaria para cerca de oito mil casas a capacidade de abastecimento com energia solar na cidade. A expectativa é de que em 2023 a procura pelas usinas fotovoltaicas seja ainda maior, com os clientes de olho na economia na hora de pagar a conta de luz e mais conforto no dia a dia.
INSIGHT
As fornecedoras de energia para Cachoeira do Sul e região são RGE e Celetro. Na área de atuação da RGE há 1.829 usinas fotovoltaicas e 2.332 pontos de consumo. Já na área de atuação da Celetro há 161 usinas fotovoltaicas e 251 pontos de consumo.
Revolução no telhado não para
Mesmo com a regulamentação da legislação sobre o uso da energia solar no Brasil, especialistas apontam que o uso do sistema fotovoltaico seguirá em expansão e vantajoso para o consumidor, pois pode garantir uma economia de até 95% nos gastos com as contas de luz já nos primeiros meses de instalação. O investimento médio fica entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, e o retorno do dinheiro aplicado pode ser garantido em até cinco anos.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 70% da energia prevista para entrar em operação nos próximos anos virá de placas solares. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que a capacidade de geração com uso de placas voltaicas no Brasil chegou ao mesmo patamar das usinas eólicas, igualada em segundo lugar, com 24 mil megawatts. As usinas hidrelétricas seguem na liderança, com 109.796 MW, 51% da matriz elétrica no país.
MAPA DO SOL
Onde estão as usinas de Cachoeira do Sul
NOVAS USINAS
Energia solar instalada em Cachoeira do Sul
Fonte: Aneel | 2022