Antiga parada férrea de Ferreira tem projeto de recuperação
Um espaço que possa ser bem aproveitado pela comunidade. Esse era o objetivo do arquiteto Osni Schroeder, que liderou até o seu falecimento, em dezembro de 2020, o projeto de restauração da Estação Férrea de Ferreira. Em 2022, o movimento de preservação do prédio histórico ganhou força, com planos para transformar o local em um centro cultural para gerar turismo e renda para os moradores, como a exposição e venda dos artesanatos e produtos da agricultura familiar.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM/Cachoeira, que participa do movimento, propõe ainda a criação de um museu, com restaurante, cafeteria, salão de eventos, atelier para cursos profissionalizantes e criação de espaços de lazer. O prédio da Estação Férrea de Ferreira é tombado pelo Patrimônio Histórico desde 2009. Fica no distrito de Ferreira, a poucos quilômetros da zona urbana de Cachoeira do Sul e do campus da UFSM/Cachoeira. No caminho fica também o Aeroporto Nero Moura.
R$ 2 MILHÕES
A utilização e ocupação do prédio histórico da Estação Férrea de Ferreira só poderão ser definidas após o restauro do prédio, que já está acontecendo. O cadastramento do projeto de restauro junto ao Ministério Público, que destina verbas através da abertura de editais para a preservação do patrimônio histórico, irá garantir recursos para a obra. O projeto técnico de restauro, conservando as características originais da edificação, foi elaborado por Osni Schroeder antes do seu falecimento.
O valor do projeto foi atualizado e está orçado em aproximadamente R$ 2 milhões. O trabalho de restauro da estação férrea tem contado com o apoio da Prefeitura de Cachoeira do Sul, Defesa Civil, 3º Batalhão de Engenharia de Combate e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com orientação do Estúdio Sarasá (empresa responsável pelo restauro do Château d'Eau e União de Moços Católicos). Também há a participação de muitos voluntários.
A HISTÓRIA
Estação Férrea de Ferreira
- A estação foi inaugurada em 1885 e funcionou até 1973, quando foi desativada. Hoje, apenas as paredes podem ser aproveitadas no restauro.
- No passado, já funcionou no prédio histórico o salão de festas e a sede da associação de moradores de Ferreira e também um posto de saúde do SUS. Essas atividades foram encerradas em 1996 devido à deterioração da edificação.
INSIGHT
O Movimento pela Restauração da Estação Férrea de Ferreira é uma iniciativa do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra de Cachoeira do Sul, formado por entidades e profissionais comprometidos com a história, a cultura e o patrimônio local. É um grupo aberto, sem fins lucrativos, com a missão de recuperar e também preservar o patrimônio histórico da comunidade cachoeirense.
O prédio como foi encontrado pelo movimento preservacionista e os primeiros movimentos para retirar e catalogar as peças que serão aproveitadas no restauro