Restauro do prédio do Banrisul, na Rua 7 de Setembro recupera história de Cachoeira
O imóvel logo após sua inauguração, quando ainda era sede do Banco Pelotense
O prédio histórico do Banco Banrisul, agência centro, na esquina da Rua 7 de Setembro com a Avenida Presidente Vargas, que em 2022 completou 100 anos de existência, passa por um restauro completo de sua fachada, com substituição do telhado e nova pintura. O prédio é hoje um dos cartões postais mais importantes de Cachoeira do Sul.
Por licitação, o Banrisul contratou a Construtora Biapó, de Goiânia (GO), para o serviço. A empresa cobrou R$ 2.360.736,25 pela obra, com prazo de conclusão do trabalho até o fim de 2023. Inaugurado em 1922, o prédio é tombado como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul e pertence ao Banrisul desde 1929.
A HISTÓRIA
O Banrisul da Rua 7 de Setembro
BANCO PELOTENSE
O prédio teve a sua construção iniciada em 1920 e foi inaugurado em 1922, há 100 anos. Inicialmente, foi usado como sede do Banco Pelotense, que tinha matriz em Pelotas e filiais em Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santana do Livramento.
BANRISUL
Em 1929, o imóvel foi adquirido e passou a ser sede do Banrisul, banco que ocupa o prédio até hoje.
TOMBAMENTO
O imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal desde agosto de 2019.
ARQUITETURA
O prédio foi construído em estilo eclético, com representações do barroco, clássico e gótico, entre outros.
PÓRTICO
Um dos destaques da construção, o pórtico do prédio traz um conjunto de figuras gregas simbolizando o comércio e a indústria, terminado logo acima por uma cúpula com características do movimento barroco.
PROJETO
A obra foi projetada pelo arquiteto Manoel Itaqui e executada sob a coordenação do construtor Santiago Borba, com supervisão de Theobaldo Burmeister.
Cúpula já restaurada do prédio do Banrisul teve intervenção anos atrás, quando estava ameaçando desabar /Daniel Costa