Cachoeira já tem sete produtores
Pomar da Casa Alfaro, no Distrito do Bosque: produção própria quase na divisa de Cachoeira do Sul com os municípios de Candelária e Rio Pardo/DIVULGAÇÃO
C achoeira do Sul tem uma produção média de 90 mil litros de azeite. Contando com 500 hectares cultivados, parte deles ainda jovens e com produtividade crescente, o município tem um dos pomares mais importantes do Rio Grande do Sul e com o pioneirismo das conquistas dos principais prêmios de excelência do mundo.
No Rio Grande do Sul, atualmente, há cerca de 150 produtores de azeite extravirgem em pouco mais de 6 mil hectares de área plantada, sendo que 4 mil hectares estão produtivos. A produção gaúcha representa 80% da oferta do produto nacional. Ainda assim, toda a olivicultura brasileira atende a menos de 0,7% do mercado brasileiro, que costuma ser invadido por azeites importados sem o mesmo padrão de qualidade.
Ao contrário dos vinhos de castas nobres, que precisam de tempo para ganhar qualidade, o azeite de oliva extravirgem perde qualidade a cada dia que passa. Assim, quanto mais fresco, melhor. E isso diferencia a produção nacional das importações, pois estas chegam a levar – da colheita à gôndola do supermercado – uma média de seis a oito meses para estarem disponíveis. O azeite extravirgem nacional, em lugares como Cachoeira, pode levar menos de um mês.
POTENCIAL ALTO
O Ibraoliva garante que há um milhão de hectares potenciais para o plantio de oliveiras e que o consumo de azeite importado no Brasil é de 100 milhões de litros, sendo que o azeite gaúcho representa 0,5% desse total. A safra gaúcha bateu o recorde em 2022, gerando um crescimento de 121%, subindo de 202 mil litros para 448 mil litros. Para 2023, o crescimento ainda não contabilizado oficialmente era para 500 mil litros processados e comercializados, seja pela entrada em produção de centenas de hectares, seja pela chegada ao nível de maturidade produtiva de parte dos pomares.
MAPA
Azeite de Cachoeira
AZEITE PURO
200 hectares de pomares na Mineração/Distrito da Cordilheira e indústria no trevo da BR 290/BR 153.
LAGAR H
180 hectares de pomares e indústria na localidade de Cordilheira/Distrito da Cordilheira, BR 290.
OLIVAS DO SUL
25 hectares de pomares e viveiros de mudas e indústria no Quartel Mestre, Distrito do Bosque.
CASA ALFARO
25 hectares no Capão do Valo/Distrito do Bosque, na divisa com Candelária e Rio Pardo.
TERRUÁ
25 hectares de pomares no KM 265 da BR 290, Distrito do Capané.
AZEITE ORGÂNICO
25 hectares de pomares em sistema de produção biodinâmico na Mineração/Piquiri, Distrito da Cordilheira.
CANDEIA
24 hectares de pomares no Capão da Cruz, Distrito do Bosque.
Cachoeira do Sul é um dos grandes protagonistas da produção do azeite de oliva extravirgem no Brasil, ajudando o Rio Grande do Sul a ser o primeiro no ranking nacional na industrialização, projetando passar de 500 mil litros este ano, 75% da produção brasileira. Entre as empresas cachoeirenses, destaque para a Lagar H, da família Haas, e a Olivas do Sul, do empresário Beto Aued.