Agro-Pertences é um dos melhores exemplos de tecnologia e qualidade da indústria cachoeirense
Placa em comemoração aos 200 anos de emancipação de Cachoeira do Sul, uma iniciativa do Grupo Agroscrew que reúne Agro-Pertences, Screw e Usiagro/JRGN
A indústria Agro-Pertences é um dos orgulhos de Cachoeira do Sul, principalmente no investimento tecnológico, um dos maiores da região central do Rio Grande do Sul, e na comprovação da qualidade de produção, atestada pelos inúmeros prêmios internacionais conquistados ao longo dos anos pela empresa.
Com 60 anos de presença no mercado, ocupa uma área de 30 mil metros quadrados na zona norte da cidade, emprega 200 funcionários e destaca-se como fornecedora do mercado interno e também de exportação para Polônia e Finlândia, de onde os produtos partem para distribuição em toda a Europa.
A automação é a marca da indústria. Em seu parque de produção estão instalados 10 robôs de solda e três máquinas computadorizadas de corte a laser, além de outros processos automatizados, como o sistema de tratamento de superfície e o sistema de pintura Power Free. Para 2025, o Grupo Agroscrew projeta a conclusão do novo pavilhão, que ampliará a produção e possibilitará maior investimento tecnológico.
LINHA DE MONTAGEM
Atualmente, a indústria fornece os rotores e molinetes, entre outras peças, para colheitadeiras, pulverizadores, tratores, plantadeiras para as plantas da AGCO do Brasil. Da linha de montagem da Agro-Pertences, por exemplo, saem peças que compõem a plantadeira Momentum, da Valtra e Massey Ferguson. A empresa cachoeirense fornece para a AGCO desde 1968.
Entre os clientes também estão a CNHI, subsidiária das marcas New Holland e Case IH, desde 1974, e a Ammann do Brasil, que fabrica equipamentos para construção de estradas, desde 2013. Recentemente, em 2019, a Agro-Pertences passou a atender também a GTS do Brasil, que produz máquinas e implementos agrícolas. Nos últimos 5 anos a empresa obteve um crescimento em faturamento bruto de aproximadamente 275%, um crescimento muito acima da média da indústria nacional.
Nesses 60 anos de história, os avanços produzidos levaram a Agro-Pertences a adotar programas de qualidade e software de gestão para melhoria da comunicação interna, redução de erros operacionais, automatização de processos, aumento da produtividade e facilitação de análises e decisões. Além disso, mantém treinamento permanente e qualificação dos colaboradores.
Crescimento expressivo, diversificação e desenvolvimento de novos produtos para superação da sazonalidade, acompanhando a engenharia de campo e as inovações do mercado mundial foram resultados verificados desde a implantação desta nova política. Premiações de nível mundial foram conquistadas e, principalmente, clientela satisfeita com o modo operacional da empresa e a permanente atualização e implantação dos avanços tecnológicos nos processos industriais.
Para a diretoria da Agro-Pertences, composta por Moacir Antonio Marzari – diretor executivo, Alexandre Furlan Franceschette – diretor industrial, e Paulo Fernando Alves – diretor de produção, as palavras de ordem são: inovação, tecnologia, qualidade, comprometimento e parceria.
TECNOLOGIAS