Vozes do Viveiro, novo encanto de Cachoeira
O Coral Vozes do Viveiro, novo projeto de canto da professora e regente Vânia Frank, é o novo encanto de Cachoeira do Sul. O grupo já tem um ano de ensaios e apresentações e agora conta com a parceria da Associação Atlética Banco do Brasil, consolidando sua posição na cena cultural de Cachoeira do Sul.
Primeira pastora luterana em 130 anos
Pela primeira vez na história de 130 anos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil de Cachoeira do Sul uma mulher é pastora. Aos 46 anos, a bacharel e mestre em Teologia Adriana Weege iniciou seu trabalho em Cachoeira do Sul em janeiro de 2024.
Ativistas da Cultura
A Academia Cachoeirense de Letras consolidou sua posição de ativismo da Cultura e não apenas das letras, preparando-se agora para constituir a sua sede própria a partir da cedência de prédio pela Prefeitura. A nova presidenta é Gisele Wommer, que sucede Mildo Léo Fenner.
Cachoeirense é mister RS
O acadêmico de Odontologia e mister FNBI de Cachoeira do Sul, Eduardo Leipnitz Knebel, de 25 anos, sagrou-se mister Rio Grande do Sul FNBI. A conquista é inédita para Cachoeira do Sul e ele foi vencedor em todas as etapas do certame.
OAB/Cachoeira tem 1ª mulher presidenta
A advogada cachoeirense Samira Ache, 33 anos, é a primeira mulher a comandar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Cachoeira do Sul, em 85 anos de existência no município.
Nossa decana
A centenária Lady Martellet Wilhelm tornou-se a cidadã mais idosa de Cachoeira do Sul com o falecimento, em julho de 2021, da centenária Alice Pereira Anony. Lady completou 106 anos em 23 de maio de 2024. Ela nasceu em 1918.
1ª Prenda na Cultura Nacional
A advogada cachoeirense e ex-primeira prenda do Rio Grande do Sul Alessandra Carvalho da Motta é agora uma das conselheiras da nova composição da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), que atua na gestão do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
A PRIMEIRA PREFEITA
Angela Schumacher Schuh é a prefeita municipal de Cachoeira do Sul, a primeira agente política mulher a ocupar este cargo na história do Município. Professora, pesquisadora, historiadora e autora de livros, Angela Schuh foi em duas épocas diferentes de sua carreira política secretária municipal de Educação. Em 2020, foi eleita vice-prefeita, assumindo o cargo administrativo máximo da cidade por renúncia de José Otávio Germano em 2023.
Campeã do tradicionalismo
A declamadora cachoeirense Muriel Machado Lopes, 34 anos, sagrou-se no final de 2023 campeã do concurso de declamação do 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o maior festival de arte amadora da América Latina. A conquista coroou uma vida inteira dedicada ao tradicionalismo da prenda Muriel, que ao longo dos anos se consolidou como uma das principais referências da cultura tradicionalista em Cachoeira do Sul representando o PL Delfino Carvalho.
Cachoeira ganha orquestra
Cachoeira do Sul tem agora a sua Orquestra Filarmônica, liderada pelo maestro, musicista, músico e compositor Dilber Alonso. O concerto de estreia, na Sociedade Rio Branco, reuniu grande público e garantiu desde já a aprovação comunitária para o projeto.
Cachoeirense na telinha
O ator cachoeirense Luciano Mallmann, 51 anos, está brilhando na telinha e em 2023 participou, em seu segundo trabalho na TV Globo, da telenovela “Elas por elas”, fazendo um personagem dedicado à causa animal. Cadeirante, o ator gravou também o seriado “Justiça 2”, que está sendo exibido pelo serviço de streaming da Globo, o Globoplay.
Cachoeirense na lista da Forbes
A cachoeirense Camila Corrêa Vargas, 31 anos, é uma das cinco gaúchas a integrar a lista das 100 Mulheres Doutoras do Agro, publicada pela revista Forbes em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Rural, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e festejado no dia 15 de outubro. Ela vem contribuindo para o avanço da produção de alimentos, fibras e bioenergia no Brasil, destaca a Forbes.
30 anos de palco
A cantora cachoeirense Maria Helena Anversa, uma das maiores expressões culturais da cidade e responsável por levar o nome de Cachoeira do Sul para os grandes festivais do Brasil, celebrou seus 30 anos de trajetória nos palcos em 2023.