Comunidade pode agendar visitas de turismo histórico na propriedade na Porteira Sete
Cachoeira do Sul passou a oferecer novamente uma oportunidade de turismo histórico e cultural com a reabertura da visitação ao público da Fazenda da Tafona, propriedade localizada a 17 quilômetros do centro da cidade, na Porteira Sete. No bonito casarão branco com aberturas em terracota em estilo português, construído no século 19, os visitantes terão a oportunidade de apreciar o turismo rural, em uma alternativa de lazer oferecida para a comunidade de Cachoeira do Sul.
Tombada como patrimônio histórico pelo Instituto de Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural do Estado (Iphae), a Fazenda da Tafona é a mesma Fazenda São José. Tafona é o nome que remete ao engenho de farinha de mandioca localizado ao lado da casa principal, mantido com todos os equipamentos usados no beneficiamento do produto. A construção da sede seria de 1813. A propriedade era usada para a criação de gado e para atividades agrícolas, incluindo a produção de farinha de mandioca.
HISTÓRIA E NATUREZA
A casa e a fábrica de farinha são os principais atrativos, além do contato com a natureza também. A Tafona ficou fechada por mais de três anos por causa da pandemia do coronavírus e agora volta a oferecer visita guiada e um vídeo sobre história, propondo um debate aos visitantes.
As visitas são aos sábados e domingos, com agendamento prévio. Uma das experiências oferecidas pela Tafona é a cafeteria onde são servidos alguns lanches, doces e salgados, e bebidas. Pode ser contratado o serviço de café da manhã e almoço, se houver um grupo mínimo de 20 pessoas. Pela manhã, a partir das 9h e, à tarde, a partir das 14h.